top of page

Colombo

Inicia na Rua Moyses Marcondes e termina na Rua Tomazina


Filho de Domênico Colombo e de Susana Fontanarubea, Cristovão de Colombo nasceu em Genova na data de 22 de agosto de 1451.


Colombo começou por seguir o ofício de tecelão, mas muito cedo interessou-se pela navegação. Os estudos que teve devem ter sido muito elementares, e talvez terá aprendido matemática.


Sua primeira viagem esteve na ilha de Quios, no mar Egeu, à época uma colônia genovesa. Supõe-se que Colombo tenha vivido cerca de nove anos em terras de Portugal, entre 1476 e 1485, para onde terá vindo aos vinte e cinco anos, ao atingir a maioridade. Este período da sua vida resume-se às suas viagens, ao casamento, e ao grande projeto que começou a acalentar.


Foi em Portugal que Colombo começou a conceber o seu projeto de viagem para o Ocidente, começou por pensar que se os portugueses navegavam já tão grandes distâncias para o sul, poderia fazer o mesmo para o oeste.


A esfericidade da terra; e as leituras de autores clássicos, como Aristóteles, Estrabão e Plínio, que afirmavam a curta distância entre a Espanha e África, e a Índia.


Colombo conseguiu finalmente fazer aprovar o projeto da sua viagem junto aos Reis Católicos, após a conquista de Granada, com a ajuda do confessor da rainha Isabel de Castela. Os termos da sua contratação tornavam no Almirante dos Mares da Índia a descobrir e governador e vice-rei das terras do Oriente a que se propunha chegar, em competição com os portugueses que exploravam a Rota do Cabo.


Em 3 de agosto de 1492, Colombo partiu de Palos de la Frontera, com três navios: uma nau maior, Santa María, apelidada Gallega, e duas caravelas menores, Pinta e Santa Clara, ele navegou inicialmente para as ilhas Canárias, que eram propriedade da Castela, onde reabasteceu e fez reparos. Em 6 de setembro, partiu de San Sebastián de la Gomera para o que acabou por ser uma viagem de cinco semanas através do oceano.


A terra foi avistada em 12 de outubro de 1492, Colombo chamou a ilha (atual Bahamas) San Salvador, enquanto os nativos a chamavam Guanahani.


A sua segunda viagem iniciou-se em 1493, com três naus e catorze caravelas. Nela avistou as Antilhas e abordou a Martinica. Rumou depois para o norte e alcançou Porto Rico. Foi a Hispaniola onde a pequena colônia tinha sido arrasada pelos indígenas. Tendo ali deixado outro contingente de homens, navegou para o ocidente e chegou à Jamaica. Nessa viagem fundou Isabela, atual Santo Domingo, na República Dominicana, a primeira povoação europeia no continente americano.


Para a terceira viagem, partiu em 1498, com seis naus, tendo chegado à ilha da Trinidad depois de uma atribulada viagem. Rumando ao sul chegou a uma grande terra que pensou ser uma ilha, a que chamou de Terra de Gracia nel Golfo de Paria, localizado na foz do delta do rio Orinoco, (Venezuela). Rumando ao norte chegou a Santo Domingo, onde entrou em conflito com o governador, vindo ele e o irmão a ser presos e enviados para Castela.


Na quarta viagem, saiu de Cádiz com quatro naus em 1502, propondo-se uma vez mais a chegar ao Oriente. Avistou a Jamaica e, depois de grande tempestade, chegou à Ilha de Pinos nas Honduras. Avistou depois as costas da Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Devido ao péssimo estado das naus teve de regressar a Hispaniola, de onde voltou para Castela.


Colombo morreu em Valhadolid a 20 de Maio de 1506, com cerca de 55 anos.


Fonte: Wikipedia


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page