top of page

CMEI reforça vínculos com crianças e famílias durante a pandemia

"Quando vimos que a pandemia não ia ser passageira, as professoras começaram a ter vontade de conversar com as crianças e aí tudo começou", conta a diretora do CMEI, Anen Carolina de Souza Pereira. 

Foto: Divulgação


Lara chegou na hora marcada à sua primeira reunião via rede social, como manda a etiqueta do home office. O compromisso da menina de 4 anos era da mais alta importância: rever os amiguinhos e a professora. Esta foi uma das propostas que o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tiradentes criou para reforçar o vínculo entre a equipe, crianças e familiares durante a pandemia da covid-19.


Não por acaso, a conferência virtual chamada de "Reunião da Saudade", do último domingo (26/7), foi mais uma das experiências bem-sucedidas do CMEI do Alto Boqueirão para se manter próximo das famílias das 103 crianças atendidas.


As professoras criaram grupos no WhatsApp para conversar com os curitibinhas e familiares, enviam e recebem vídeos, criam atividades complementares às ofertadas na TV Escola Curitiba. 


Volta e meia, surpreendem. As famílias das crianças do Maternal II receberam uma carta em formato de barco de papel, via Correios. Quando toda a turminha recebeu a correspondência, as professoras enviaram um vídeo com uma canção que ensinava a transformar a dobradura em outro formato, de uma camiseta. 


Mimos nos kits de alimentação

A data da entrega dos kits de alimentação, feito mensalmente pela Prefeitura a todas as crianças e estudantes da rede municipal de ensino durante a pandemia, foi outra oportunidade que a equipe do CMEI aproveitou para se manter pertinho das famílias e das crianças. 


A cada entrega, incluiu um mimo personalizado, relacionado com os conteúdos didáticos das videoaulas. “E mais uma dose de carinho”, acrescenta Anen. 


Assim, os curitibinhas do CMEI Tiradentes já receberam um binóculo feito com rolos de papel higiênico e papel celofane, para verem o mundo com cores diferentes. Também receberam um saquinho com ervas para um sono tranquilo, o "Cheirinho de Afeto", para ser colocado junto ao travesseiro 


As professoras confeccionaram um Jogo das 5 Marias, para os adultos ativarem memórias do passado e ensinarem aos pequenos uma brincadeira fora do mundo digital. 


Chá da Saudade

A mãe da Lara, a supervisora de campo Jessica Cardozo Alves Dias, 26 anos, conta que a pequena se encantou ao receber um saquinho de chá, batizado de "Chá da Saudade", acompanhado de uma receita de biscoitos para as famílias fazerem com as crianças.


Retornos positivos

As famílias têm dado retornos positivos sobre todo esse trabalho, enviando mensagens de agradecimento. Mas a melhor resposta, diz a professora do Pré I, Juliana Lobo Pedreti, é saber do bem-estar da turminha.


Ela guarda as cartinhas e lembranças enviadas pelas crianças e fala que todo o esforço para se manter próximo dos pequenos neste ano letivo tão singular está valendo a pena. 


Fonte: PMC

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page