"Cidade não é problema/cidade é solução."Jaime Lerner
- Jornal do Juvevê
- 27 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
O político e urbanista Jaime Lerner morreu na manhã desta quinta-feira, 27, aos 83 anos, em Curitiba. Ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Lerner estava internado desde da última sexta-feira (21) no Hospital Evangélico Mackenzie, na capital paranaense, e faleceu devido a complicações de uma doença renal crônica.

Foto: Divulgação
#LutoOficial Nossa homenagem à memória de Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. O notável urbanista curitibano faleceu, nesta madrugada, aos 83 anos. Formado em 1964 na Escola de Arquitetura da UFPR foi um dos mentores da valorosa equipe que moldou a históri

a recente de Curitiba urbana. Caminho trilhado com o Plano Diretor de Curitiba (entre 1962 e 1965). Lerner exercia a Assessoria de Pesquisa e de Planejamento Urbano da nossa capital, embrião do Ippuc, que ajudou a fundar e presidiu. Jaime Lerner, através de eleição indireta, foi prefeito transformador entre 1971-1974
no primeiro mandato e entre 1979-1983. Democraticamente eleito em 1989, na campanha do “Coração Curitibano”, mandato que cumpriu até 1992, quando o sucedi no dia 1 de janeiro de 1993. Seu admirável legado contempla do Teatro Paiol ao calçadão da rua das Flores. Do Parque Barigui à Ópera de Arame. Do Jardim Botânico de Curitiba ao Jardim Zoológico do parque do Iguaçu. Da Cidade Industrial de Curitiba ao sistema BRT, copiado em pelo menos 250 cidades do mundo. Notabilizou-se pela criação de um sistema de transportes públicos indutor do zoneamento urbano, que permitiu o adensamento maior ao longo das avenidas estruturais, com moradia, comércio e serviços. Inúmeras suas intervenções sociais, ambientais e culturais. Admirável mulher, a também incansável curitibana, Fani Lerner. Criou e dedicou-se às crianças com o programa “Vale Creche”, pioneiro no país e base da nossa rede de Educação Pública, hoje com 400 escolas e CMEIS. Jaime Lerner foi Governador do Paraná, duas vezes, nos mandatos populares de 1995-1998 e 1999-2002. Viabilizou o Parque Automotivo do Paraná, o Anel de Integração, os Jogos Mundiais da Natureza em Foz do Iguaçu e o Museu Oscar Niemeyer, orgulho de Curitiba.
Foi grande e foi nosso. Um homem é eterno quando sua memória permanece. O coração curitibano é parte do legado de Jaime Lerner. Famoso e consagrado urbanista também no mundo. Costumava dizer com entusiasmo e sabedoria: “Quem cria, nasce todo dia”. Nossa amada Curitiba irá honrar para sempre o seu nome. Foi grande e foi nosso. Merece profundo respeito. Será homenageado com Concerto da Camerata de Curitiba, uma das suas criações mais notáveis.
Rafael Greca de Macedo, prefeito de Curitiba.

O Paraná e, principalmente, Curitiba amanheceram de luto. Perdemos o ex-governador e ex-prefeito Jaime Lerner. Seu trabalho como arquiteto e urbanista marcou nossa capital para sempre, inspirando prefeitos que, como eu, deram o seu melhor para a cidade e para os curitibanos. Somos gratos, Jaime Lerner, suas obras e ensinamentos ganharam o mundo. Tive a oportunidade e a honra de, no meu primeiro ano de governo, em 2011, homenageá-lo em vida, com comenda da Ordem Estadual do Pinheiro. Minha solidariedade neste momento de dor à família Lerner e aos amigos. Que Deus conforte os seus corações.
Beto Richa
Lerner deixa legado cultural para o Paraná
O ex-governador Jaime Lerner, que faleceu nesta quinta-feira (27) aos 83 anos, deixou um legado cultural no Paraná, além das realizações no urbanismo de Curitiba e do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias.

Foto: Kraw Penas
Lerner deixou um legado na transformação da paisagem urbana de Curitiba com a preservação e valorização da história e da cultura locais. Em seu último mandato como governador do Paraná (1999-2002), idealizou a construção do Museu Oscar Niemeyer, inaugurado oficialmente no dia 22 de novembro de 2002. O Museu do Olho, como ficou conhecido não só no País, mas também no Exterior, se transformou em um símbolo de Curitiba e um dos locais mais visitados da Capital por turistas e pela população local.
Em sua gestão como prefeito, diversos casarões do Centro Histórico foram restaurados e transformados em galerias de arte, livrarias, cafés e lojas, nos moldes do que havia de mais moderno no mundo. Pequenos cinemas, a Casa da Memória e a tradicional feirinha de artesanato do Largo da Ordem também fizeram parte dessa ação.
Fonte: AEN
Comentários