CELULITE: A vilã das mulheres
- Jornal do Juvevê
- 12 de jul. de 2021
- 4 min de leitura

Há essa celulite, que tanto incomoda e tira o sono de nós mulheres, e só de ouvir a palavra celulite já sentimos arrepios.
É talvez a grande vilã da nossa autoestima, que está ali nos assombrando desde que somos jovens.
Mas Se você pensa que celulite está associada a obesidade, enganou-se.
Mulheres magras também pode ter! Ela é uma alteração das células causada pelo acúmulo de gordura, mas também pelo acumulo de água e toxinas. Quando isso ocorre, essas células ficam cheias e endurecidas, deixando a região com desníveis e nódulos. E nos tiram o sono quando o problema se manifesta com os conhecidos furinhos indesejados, com aspecto de “casca de laranja”.
Não é só excesso de peso e gordura que afetam a quantidade dela no nosso corpo. Há muitos fatores que contribuem para celulite, que estão na nossa rotina e a maioria das mulheres não percebem.
Vou listar alguns deles
Por exemplo; problemas desencadeantes como hipertiroidísmo, medica-mentos, anticoncepcional,reposição hormonal,tudo isso favorece a celulite.
· Alimentação inadequada
· Falta de atividade física
· Metabolismo lento
· Nicotina, o cigarro é um vilão para celulite
· Desidratação
· Poluição também favorece
· Estresse, sim o estresse
Existe uma grande diversidade e terminologias para “celulite” os quais são:
· Lipodistrofias
· Hidrolipodistrofia
· Distrofia celular
· Lipoesclerose
· Paniculopia edemato-fibro-esclerótica
· Fibro edema gelóide
· Dermatopaniculopatia edema-fibroesclerótica
O termo HLDG é explicado com base nas origens e caricteristicas reais do problema:
Hidro = relativo a água e outros liquidos
Lipo = relativo a gordura
Distrofia = desordem nas trocas metabólicas do tecido
Gino = designativo de mulher
Oide = forma de, pronto ficou hidrolipodistrofia ginóide
Classificação quanto a forma clínica:
Compacta: aspectos de “grãos de chumbo”
Flácida: deformação da região atingida
Edematosa: aspecto de “casca de laranja”
Mista: contém as formas mencionadas anteriormente
Os tipos e/ou estágios da celulite são diversos:

Recursos e dicas para combater e reduzir a celulite
Praticar exercícios físicos regularmente.
Os exercícios aceleram o metabolismo, ativam a circulação, queimam gorduras e eliminam as toxinas, por isso, devem ser realizados regularmente. Precisamos manter o hábito de praticar exercícios físicos. As pessoas querem ser emagrecidas, mas não fazem esforços para emagrecer. Consuma pouco sal Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa adulta deve consumir diariamente menos que 5 gramas de sal (ou 2 gramas de sódio). Essa quantidade equivale a menos que uma colher de chá rasa ou cinco daqueles pacotinhos de 1 grama que são servidos em restaurantes.
· Reduza o açúcar
Controlar o açúcar é uma das maiores preocupações de quem luta contra a balança e não deve ser diferente para quem quer fugir da celulite.
É difícil pois sempre que estamos ansiosos o chocolate, sorvete, tortas e bolos nos traz uma sensação de prazer e paz, porque o açúcar libera beta endorfina, mas lembre-se, aquele momento de prazer, necessitará de mais exercícios para queimar as calorias.
O sabor doce nos vicia, e para adequar o paladar acostumado ao sabor doce, é necessário ir reduzindo aos poucos o açúcar da alimentação, até conseguir se habituar com o sabor natural dos alimentos, não precisando mais utilizar nem açúcares nem adoçantes.
Novos hábitos alimentares
Faça uma uma alimentação com baixas calorias ajude a combater a celulite,pois ela também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.
Evitar comida industrializada
A comida industrializada congelada possui alto teor de sódio e de outras substâncias que podem causar retenção de líquidos, o que está relacionado ao aumento da celulite. Opte pelo natural
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.
Consuma mais fibras para agilizar o trabalho do intestino.
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.
Escolha as formas de cozimentos mais saudáveis
Carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.
Prefira temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.
Hidrate-se diariamente
Tome ao menos dois litros de água por dia: oito copos de água, entre as refeições, se vc não gosta de água pode alternar, um copo de água, um de suco, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a eliminação de liquídos, e ajuda ainda, na digestão dos alimentos.
Beba mais chá verde
O chá verde possui catequinas, que é ótimo para combater a retenção de líquidos devido ao seu efeito drenante, porém deve ser ingerido diariamente 750 ml sem açúcar.
Existem diversos tratamentos revolucionários e tecnológicos para reduzir a celulite, porém aconselho que:
Primeiramente, busque por um profissional qualificado que saiba reconhecer o grau da sua celulite.
Esse profissional, fará uma ficha de anamnese e biometria para depois traçar um protocolo, pois como já citei a celulite tem vários graus e formas.
Os tratamentos no combate à celulite são diversos:
· Massagens, eletroterapia, exercício físico, alimentação balanceada, bastante água.
· Tratamentos Tópicos (cosméticos com princípios ativos de última geração e com tecnologia avançada específicos para celulite)
· A massagem mais indicada é a Drenagem Linfática manual ou de aparelho.
Os aparelhos mais usados para combater a celulite são:
Endermologia.
Radiofrequência.
Mesoterapia.
Carboxiterapia
Lipocavitação.
Ultracavitação.
No entanto, este estilo de vida não deve ser seguido apenas na fase de combate a celulite, devendo fazer parte da sua rotina, para que a celulite não tenha a possibilidade de instalar-se novamente.
Diva Bueno de Oliveira Tulio
Esteticista/Cosmetóloga, Professora de Estética
Acadêmica de Jornalismo
Comments