top of page

Case de Sucesso

Alkimia do Ser em Saúde com Vida Sustentável: Alkimistas Contemporâneos em nós


Gratidão, leitoras & leitores, da coluna Alkimia do Ser, ao percorrer à dinâmica proposta, tal como fio de Ariadne, na minha coluna, para sair do Labirinto do Minotauro, cada um tem sua parcela de contribuição, como Alkimistas Contemporâneos em Saúde com Vida Sustentável pra ser um case de sucesso.


Mas quem é você? Vocês me perguntam? Agora sinto que já posso me apresentar: Eu Sou Carla Ramos, uma idealista de natureza ígnea. Essa ideia teve seu início, em 2000. Quando era residente em Psicóloga Hospitalar, no HC de Curitiba, setor de violência à mulher, na infeto adulto e infecto infantil.


Bem, porque escolhi isso? Por ser masoquista? Não, porque nenhum residente quis ir lá! Sabe,aquela história da menina sonhadora e idealista que devolve, para salvar a vida, uma estrela à água do mar. E o adulto descrente: Porque faz isso com uma? Se tem várias na praia, aí ela sorri e responde: Pra essa eu fiz a diferença! Esse meu desejo de apreender e ensinar à Viver em Saúde Sustentável, fez com que na morte de uma pacientinha, cheguei até a janela gradeada do HC, e pedi de coração: “ Meu Deus! Como posso contribuir ao Grande Todo, para que as pessoas não cheguem a um estado de doença mas, aprendam a fazer a manutenção de sua própria saúde! Mostre-me o caminho!” Quando o desejo é de coração, as coisas se realizam! Você pode até pensar descrente de mim, que é frase de livro de auto ajuda. Mas não, eu juro que é da minha vivência que quero, agora, compartilhar com vocês.


Passaram dois anos, me separei fui morar só com minha filha em Florianópolis, tive permissão de atender em psicologia, numa Clinica linda, na Lagoa da Conceição! Criei e comecei a dinamizar “O Despertar da Deusa em busca da essência feminina ” aí fui convidada a fazer uma entrevista sobre o novo curso que lecionava na Clinica da Lagoa,, no programa Saúde. com do Canal 20 da Net, qual foi minha surpresa que na semana seguinte, ligaram pra convidar ser apresentadora, acredita ?


Sabe, sorte é quando a oportunidade encontra o preparo, eu precisava me preparar, meu Marte em Virgem perfeccionista, fez fazer aulas avulsas de vídeo, em Jornalismo.

Iniciei especialização em MTK e Propaganda, era o que precisava para a psicologia quebrar as paredes, tal como Pink Floyd, e ser agente de mudança no Social, agora!


Tinha esse desejo, quando fui convidada a uma entrevista na a Tv São José, e ao final, essa emissora me solicitou a criação de uma programa de Saúde, para seu horário de Sábado de manhã, assim nasceu, o Saúde com Vida, com o slogan “Porque se espera a doença pra se pensar em Saúde?” se questiona! Eu respondo!


Desde já, no Aqui e no Agora, todos nós, como Alquimistas Contemporâneos,os agentes de Mudança no Social, em Saúde com Vida Sustentável, escolhe-se ter práticas integrativas preventivas em nossa Vida Diária!


Assim, em 2006, o programa de TV, em formato de vitrine entrevistou profissionais autônomos,de medicina tradicional ou terapeutas em práticas integrativas, tais como, Reiki, Massoterapia Oriental e Ayurvédica, acupunturista, professores de Yoga e etc

Em 2007, o Saúde com Vida, foi patrocinado por uma clínica, que iniciava seu serviço de home care, assim me demandou ensinar a todos os profissionais remediativos, como viver em Saúde com Vida Sustentável! Ao dar sua entrevista, partindo do pressuposto, como sua clinica médica específica pode ser preventiva. Assim, Médicos me perguntavam, como posso falar de prevenção?, respondia vamos à alimentação, área pertencente a Nutrologia, atualmente.


Já em 2008, por motivos de doença na família, fui de corpo e alma ajudar um familiar ,com todas práticas integrativas, que vim apreendendo por cursos, em minha vida, mas ela se negou ser cuidada, por mim. Assim, desviei da minha missão de vida, em resultado do “agradar o outro pra se ser aceita”, tive que iniciar tudo,do Zero, de novo.


Procurei uma produtora, que falou o valor para veicular o programa, dividi em cotas de parcerias, e tal como um Onitorrinco Empreendedor, Proativo e criativo, coloquei o laptop na pasta, fui captar recursos junto à empresas que vibravam à mesma energia. Consegui o Centro de Shiatsu Tereza Sanchi, Colchões com magnetos que estimulavam os pontos de acupuntura oriental, um Atelier em Arte Terapia e Clinica Atma Veda e Restaurante Atma Vegan, nos princípios da Ciência Milenar a Ayurveda


e Você que é Empreendedora Feminina, acredita pessoalmente, ou coletivamente, através de sua empresa, que ainda é possível viver na Pandemia nesse mundo, em Saúde com Vida Sustentável,entre em contato e seja bem vinda como: Minha nova Alquimista Contemporânea!


Artigo: Carla Ramos

5 visualizações0 comentário
bottom of page