top of page

CALÇADAS: VAMOS OLHAR PARA O PRÓXIMO


Paver


Petit Pave



Placa


No ano de 2005 foi aprovada uma lei na Câmara Municipal de Curitiba que define que a construção e a manutenção das calcadas da cidade são de inteira responsabilidade do proprietário do imóvel.


Em terreno vazio ou em terreno edificável, o dono da área precisa construir um calçamento obedecendo a parâmetros definidos pela lei Municipal 11.596/2005, regulamentada pelo decreto 1066/2006.


Os tipos de calçamentos são:


Padrão A- Paver (Bloco de concreto)


Padrão B- Asfalto


Padrão C- Placas pré moldadas de Concreto (40x40 cm ou 45x45cm)


Antes de construir a sua calçada, encaminhe requerimento ao Departamento de Controle de uso do Solo da Secretaria Municipal de Urbanismo.


Se todos fizerem sua parte, cadeirantes e pessoas com problemas de visão terão mais facilidade em transitar nas calçadas.

Luciene Pereira


Nascida na cidade de Lagoa Seca (Paraíba) em 02/01/1978 Luciene Pereira, que é cantora e deficiente visual, veio morar na cidade de Curitiba no ano de 2003.


Ela comenta: “tem muitas calçadas boas, mas a maioria é acidentada, nós pisamos e a pedra vira. Outra coisa é a falta de pista tátil.


Sugiro a retirada de obstáculos aéreos (caixa de energia e orelhões) e a colocação de pistas táteis nas praças. Outra sugestão são os semáforos sonoros ou vibratórios.”

Katianne Lovatelli


Katianne Lovatelli aos 14 anos de idade teve um cisto na coluna (cisto de aracnoide) e ficou na cadeira de rodas. Hoje aos 19 anos ela estuda Medicina na UFPR.


Katianne esclarece: “Eu saio na rua sozinha, mas se tiver um local que não tem uma rampa, a rua não for nivelada, ou a calçada é de paralelepípedo, eu acabo dependendo de uma pessoa para me ajudar.”




8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page