CADA VITAMINA TEM SUA FUNÇÃO
- Jornal do Juvevê
- 28 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
“Evitar alimentos industrializados ricos em gordura e açúcares.” Dra. Raquel Castanha Machado- Nutricionista Especialista em Fitoterapia

A nutrição tem um papel fundamental no equilíbrio da saúde, vamos falar sobre algumas vitaminas que auxiliam no fortalecimento da imunidade.
A vitamina D pode ser absorvida pelo corpo através da exposição à luz solar, da alimentação ou por suplementos alimentares, considerada um nutriente essencial lipossolúvel, a vitamina possui duas formas: vitamina D2, também conhecida como egocalciferol e a Vitamina D3, conhecida como colecalficerol. Elas podem ser adquiridas através de suplementos alimentares, alimentos que contenham o nutriente ou que sejam enriquecidos com vitamina D, lembrando que só conseguimos a forma ativa dessa vitamina com a ajuda da luz solar. Por isso é muito importante diariamente no mínimo por 30 minutos no período das 10h às 16h.
Adotar o hábito de tomar um banho de sol, nessa quarentena você pode fazer isso, na sua sacada ou quintal, lendo um livro, brincando com seus filhos ou pet, dançando ou fazendo exercício, o ideal é usar trajes de banho mais confortáveis e no inverno vamos se esquentar de pijama no sol, de preferência passar protetor solar apenas se a exposição solar for superior a uma hora ou somente se a pele sofrer com hipersensibilidade ao sol e ao frio, como em pacientes com rosácea.
A Vitamina D não trabalha sozinha ela precisa da vitamina C e de alguns minerais como Ca e Zn (cálcio e zinco), para blindar a imunidade.
Alguns alimentos que podem contribuir para esse processo
Fígado bovino, óleo de fígado de bacalhau, ovos, leite, queijos e derivados como fonte de vitamina D, já vitamina C reconhecida pelo alto poder antioxidante, ela é capaz de melhorar a imunidade e deixar o organismo mais forte para agir contra doenças causadas por microrganismos. Por isso a vitamina C é muito associada com a prevenção de problemas respiratórios, que aparecem com mais frequência no inverno.
Encontrada em frutas cítricas e outros vegetais, o nutriente também é responsável pela produção do colágeno: essa proteína muito associada à beleza é fundamental para a sustentação dos tecidos, ossos, dentes e parede dos vasos sanguíneos, encontrada em maior quantidade na acerola, caju, goiaba, morango, brócolis, tomate, laranja, limão, mamão e pimentão amarelo.
Já os minerais como Cálcio e Zinco são reguladores do sistema imunológico, pois participam de cerca de trezentas atividades enzimáticas que ajudam na proteção e regulação do sistema imune, o cálcio está presente nas folhas verdes escuras, no gergelim, chia, grão de bico, já o zinco está presente em maior quantidade no feijão, castanhas, amêndoas, amendoim, ameixa seca, semente de abóbora e linhaça leite e derivados, no pescado como sardinha, salmão, camarão, ostras e nas carnes vermelhas magras. Lembrando que uma dieta balanceada para uma boa resposta imunológica depende de um conjunto de atividades, respeitando os horários adequado de cada refeição, com quantidades adequadas.
Sono adequado associada a prática de atividade física são as receitas fundamentais para cuidar bem do nosso corpo.
Dra. Raquel Castanha Machado
Nutricionista Especialista em Fitoterapia
CRN 8 7232
Instagran @dra.nutrikel
Contato 41 985255247
Comments