Bandeira vermelha: retomada das feiras livres tem apoio da Câmara de Curitiba
- Jornal do Juvevê
- 24 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Vereadores aprovaram sete sugestões à Prefeitura de Curitiba. Pedidos tratam de comissão que fiscalize o consórcio das vacinas, flexibilização dos pet shops e fim do 'lockdown', por exemplo.

FOTO: GOOGLE
Em votação simbólica, nesta segunda-feira (22), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deliberaram favoravelmente sobre sete sugestões de atos administrativos ao Executivo. A que recebeu mais apoio em plenário pede a retomada das feiras livres na cidade, apesar da bandeira vermelha, sob o argumento que comprar localmente, em um ambiente aberto, é menos arriscado que se submeter aos espaços fechados dos supermercados. A iniciativa é do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania).
“A proposta é viável, pois liberaria as feiras pequenas, de terça a sexta-feira. Elas não têm grande movimento e evita que as pessoas vão até o supermercado. Poderia ser com horário reduzido e haver a presença da Guarda Municipal”, argumentou Oliveira,
Sidnei Toaldo (Patriota) adiantou que esteve na prefeitura, defendendo o mesmo, com ofício da Associação de Feirantes de Curitiba, “mas a reivindicação não foi atendida”. “A gente sabe da dificuldade, os casos [de covid-19] têm aumentado muito, mas os mercados estão entupidos, cheios”, corroborou Toaldo.
Para Nori Seto (PP), há um aspecto econômico relevante na questão, pois “o fechamento das feiras prejudica toda uma cadeia de produção, que vai dos pequenos produtores aos feirantes”. “Elas são uma importante política de segurança alimentar”, acrescentou. O vereador João da 5 Irmãos insistiu que o mesmo cálculo deve ser ponderado para os comerciantes. “A realidade do pequeno comércio é de 10, 20 pessoas por dia”, disse, querendo demonstrar que não acontecem aglomerações nesses espaços. Alexandre Leprevost (SD) e Oscalino do Povo (PP) também foram a favor da sugestão.
Fonte: CMC
Comments