top of page

Balanço legislativo: hospitais e academias procuraram mediação da Saúde


Foto: YouTube CMC


No primeiro semestre de 2020, a Comissão de Saúde buscou mediar, junto a Prefeitura de Curitiba, variadas demandas da sociedade relacionadas ao enfrentamento do novo coronavírus. Foi assim com os pedidos da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), por exemplo, para que as emendas parlamentares destinadas à aquisição de equipamentos fossem utilizadas, pelas instituições de saúde já contempladas, no tratamento da Covid-19 (leia mais). Só em emendas coletivas ao orçamento 2020, a CMC aprovou R$ 2,78 milhões para os hospitais filantrópicos da cidade.


Por meio da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi pedido à secretaria municipal da Saúde que libere recursos do Fundo Municipal da Saúde para os hospitais – de forma a equilibrar os gastos, já que leitos ficaram reservados para o enfrentamento da Covid-19. Também foi solicitado ao governo do Paraná que isentasse, por 120 dias, as tarifas de água e luz das entidades filantrópicas que atendem o SUS (leia mais). A Comissão de Saúde é presidida pelo Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), e composta por Oscalino do Povo (PP), Jairo Marcelino (PSD), Noemia Rocha (MDB) e Tito Zeglin (PDT).


A comissão também acompanhou as questões relacionadas aos trabalhadores da Saúde, como o uso de equipamento de proteção individual e o afastamento daqueles que pertencem ao grupo de risco (leia mais), e realizou uma reunião com representantes das academias e da prefeitura que tratou da reabertura desses estabelecimentos comerciais (leia mais). Saúde também avalizou a tramitação de 13 projetos de lei na CMC.


Fonte: CMC

Comentarios


bottom of page