“Ficou melhor para todo mundo. Antes, era muito acidente com carro e agora, com o fechamento deste ponto da rua, temos mais segurança”, diz o comerciante Clovis Godinho, 50 anos, que tem uma loja de armarinhos na via e mora há 30 anos na região.
Foto: Luiz Costa/SMCS
Desde o fim de abril, a Rua Moysés Marcondes, no Juvevê, não tem mais acesso à via rápida sentido Santa Cândida (Rua Guarda-Mor Lustosa). Neste ponto, as equipes de Zeladoria Urbana da Prefeitura fecharam a rua ao fluxo de veículos para que a Superintendência de Trânsito (Setran) promovesse melhorias no tráfego da região.
Onde era um ponto de cruzamento, agora é calçada, em uma das intervenções de paisagismo que as equipes manutenção urbana realizaram recentemente nos bairros da Regional Matriz. De janeiro a abril, foram 3.601 m² entre manutenção de calçadas e rampas de acessibilidade e as roçadas na região.
O fechamento daquele ponto da Rua Moysés Marcondes foi comemorado por moradores e comerciantes da região. Agora, os veículos acessam a via rápida a partir da Rua Manoel Eufrásio, onde há mais visibilidade e um semáforo, proporcionando mais segurança a pedestres e motoristas.
Além da manutenção de calçamento, as intervenções de paisagismo incluem as roçadas, feitas nos canteiros centrais e laterais de ruas, terrenos municipais, equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas. Em frente a imóveis particulares, cabe ao proprietário a manutenção da limpeza e conservação das calçadas.
Também de janeiro a abril de 2021, a Zeladoria Municipal recuperarou 64.854 metros da pavimentação de ruas do Centro, Batel, Bigorrilho, Mercês, São Francisco, Rebouças, Prado Velho, Jardim Botânico, Cristo Rei, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Ahú, Juvevê,Cabral, Hugo Lange e Jardim Social.
Serviços essenciais
Mesmo com a pandemia da covid-19, as equipes do programa de Zeladoria Urbana da Prefeitura continuaram atuando diariamente para manter os bairros bem cuidados com trabalhos de paisagismo, drenagem e pavimentação.
Foram adotadas medidas de enfrentamento ao coronavírus, como distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel, pelos profissionais da manutenção urbana.
Apoio da população
Os cidadãos podem solicitar manutenção e melhorias nas ruas na Central 156, pelo aplicativo, telefone 156 ou site.
Fonte: PMC
Comments