“São viaturas para as nossas equipes mobilizadas, para que tenhamos mulheres protegidas em uma cidade humanitária e voltada para o bem das famílias”, disse o prefeito.
Foto: SMCS/Daniel Castellano
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba passa a contar com duas novas viaturas. Os veículos, modelo Fiat Argo Drive 1.3, foram entregues na tarde desta sexta-feira (15/1) pelo prefeito Rafael Greca às equipes que atuam no atendimento à mulher vítima de crime.
A aquisição foi possível por meio de um convênio firmado com o Ministério da Justiça e que, durante o ano de 2020, havia possibilitado dois outros veículos para a Patrulha Maria da Penha. Agora, os guardas que trabalham de forma exclusiva na Patrulha têm sete viaturas para o serviço, que inclui visitas periódicas às mulheres que dispõem de medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário - foram 5.656 visitas durante o ano de 2020.
Esse trabalho possibilita o acompanhamento de perto da situação de mulheres que sofreram com companheiros violentos. Também são atendidos casos de agressão física e psicológica provocadas por filhos, parentes, ex-companheiros e empregadores.
Esta primeira quinzena do ano soma 35 ocorrências atendidas pelos guardas municipais por violação de medida protetiva. Ao longo do ano passado, houve um total de 765 atendimentos à mulher vítima de crime, com 398 encaminhamentos dos suspeitos à delegacia.
Rede de proteção
O trabalho da Patrulha Maria da Penha, criada em 2014, integra a rede de proteção à mulher, cujo pilar central é a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Paraná, nº 870, no bairro Cabral. “A Patrulha Maria da Penha é um dos melhores projetos de Curitiba”, avalia a assessora municipal de Direitos Humanos, Elenice Malzoni.
A entrega das novas viaturas foi acompanhada ainda pelo secretário interino da Defesa Social e Trânsito e comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; pela coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado; pelo assessor do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Ronaldo de Souza; e pelas delegadas da Delegacia da Mulher Emanuele Siqueira, Vanessa Alice e Lucy Atena de Aquino Santiago.
Fonte: PMC
留言