top of page

Aplicação de segunda dose da vacina em idosos começa nesta sexta

“É muito importante que esse cronograma seja seguido, para evitar aglomerações e garantir o prazo adequado da aplicação da segunda dose”, explica a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Foto: SMCS/Daniel Castellano


A segunda aplicação da vacina contra a covid-19 para idosos que foram imunizados com a primeira dose começa nesta sexta-feira (5/3). O reforço da vacina será feito por escalonamento de idade começando pelos idosos de 95 anos ou mais.

Não será necessário agendamento. A Secretaria Municipal da Saúde orienta que para tomar a nova dose é necessário que os familiares dos idosos incluídos nesta etapa os levem ao mesmo local onde receberam a primeira

O cronograma de aplicação da segunda dose continua na segunda-feira (8/3) para pessoas com 93 anos ou mais; na terça-feira (9/3) os idosos de 90 anos ou mais; na quarta-feira (10/3) a imunização será para pessoas de 89 anos ou mais; na quinta-feira (11/3) a vacinação é para pessoas 88 ou mais e na sexta-feira (12/3) é a vez das pessoas com 87 anos ou mais.

O escalonamento continua na semana seguinte: na segunda-feira (15/3) serão imunizadas com a segunda dose pessoas de 86 anos ou mais e na terça-feira (16/3) a vacinação será para idosos de 85 anos ou mais. Lembrando que os idosos de 85 anos e mais tiveram duas datas de aplicação da primeira dose. Entram nesse cronograma da segunda dose aqueles que receberam a vacina no dia 19/2.

Naquele dia, a vacinação foi interrompida ao meio-dia por falta de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Portanto, esta semana, na retomada da vacinação, idosos de 85 anos e mais foram imunizados no dia 1/3. Esses não devem tomar a segunda dose agora, nesse cronograma que está sendo anunciado. A partir dessa faixa etária a imunização passou a ser realizada com o imunizante da AstraZeneca que tem maior prazo para aplicação da segunda dose.

Idosos que tenham sido imunizados com a CoronaVac fora do cronograma de aplicação da primeira dose, deverão atentar para o intervalo entre a primeira e a segunda dose que deve ser de no mínimo 21 dias e no máximo 28 dias para a segunda aplicação.

No dia, o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF e a carteirinha recebida na primeira dose.

Os idosos acamados receberão a segunda dose nas suas residências dentro do prazo estabelecida para a segunda aplicação, que é entre 21 e 28 dias a contar da primeira dose.

Cronograma da segunda dose para idosos

95 anos ou mais: sexta-feira, 5 de março

93 anos ou mais: segunda-feira, 8 de março

90 anos ou mais: terça-feira, 9 de março

89 anos ou mais: quarta-feira, 10 de março

88 anos ou mais: quinta-feira, 11 de março

87 anos ou mais: sexta-feira, 12 de março

86 anos ou mais: segunda-feira, 15 de março

85 anos ou mais: terça-feira, 16 de março


LOCAIS FIXOS

Das 8h às 17h 1 - Pavilhão da Cura Parque Barigui 2 – Unidade de Saúde Salvador Allende Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 - Sítio Cercado 3 - US Vila Diana Rua René Descartes, 724 – Abranches 4 - US Jardim Paranaense Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão 5 - US Camargo Rua Pedro Violani, 364 - Cajuru 6 - US Ouvidor Pardinho Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho 7- US Vila Feliz Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo 8 - US Pinheiros Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade 9 - Clube da Gente CIC R. Hilda Cadilhe de Oliveira 10 - Rua da Cidadania do Tatuquara R. Olivardo Konoroski Bueno, s/n 11 - Rua da Cidadania do Fazendinha Rua Carlos Klemtz, 1700 DRIVE-THRU Das 9h às 16h 1 - Pavilhão da Cura - Parque Barigui (entrada somente pela BR-277) 2 - Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo - Boqueirão (entrada será feita exclusivamente pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Mauer) 3 - Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)


Fonte: PMC


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page