top of page

Almirante Tamandaré

Filho de Francisco Marques Lisboa e de Eufrásia Joaquina de Azevedo Lima, Joaquim Marques Lisboa, Almirante Tamandaré, nasceu no Rio Grande do Sul em 13 de dezembro de 1807.

YouTube


Filho de Francisco Marques Lisboa e de Eufrásia Joaquina de Azevedo Lima, Joaquim Marques Lisboa, Almirante Tamandaré, nasceu no Rio Grande do Sul em 13 de dezembro de 1807.


Foi um militar da Armada Imperial Brasileira que atingiu o posto de Almirante. Herói nacional, é o patrono da Marinha de Guerra do Brasil e o dia de seu nascimento, 13 de dezembro, é lembrado como o Dia do Marinheiro.

Aos treze anos de idade, alistou-se como voluntário na Marinha do Brasil, onde iniciou carreira como praticante de piloto na Fragata Niterói, participou nas lutas da guerra da Independência do Brasil, na Bahia, da Confederação do Equador e da repressão às revoltas ocorridas durante o Período Regencial: a Cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, a Balaiada e a Praieira.

No plano externo, participou da Guerra contra Oribe e Rosas e, com a eclosão da Guerra do Paraguai, comandou as forças navais em operação na bacia do Rio da Prata, em apoio à batalha do Passo da Pátria, à batalha de Curuzu e à batalha de Curupaiti.

Em 1864, já com o título de barão de Tamandaré, assumiu o cargo de Comandante-em-Chefe das operações navais brasileiras no Rio da Prata.

Quando da Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889, o marquês de Tamandaré permaneceu fiel a Pedro II do Brasil, quedando-se cerca de uma hora a sós com o imperador, pedindo-lhe permissão para a Armada Imperial debelar o golpe de Estado, o que lhe foi negado.


Foi reformado em 1890, falecendo em 20 de março de 1897.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page