Adolescentes sem comorbidades começam ser vacinados contra a covid-19
- Jornal do Juvevê
- 1 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Pessoas que já completaram 18 anos podem receber a vacina durante a repescagem contínua nos pontos de vacinação da cidade em outras datas, durante a semana – inclusive aquelas que completam 18 anos até sexta-feira (1/10) podem comparecer na repescagem contínua na data do seu aniversário durante a semana.

Foto: Pedro Ribas/SMCS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba começa neste sábado (2/10) a vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades. Poderão receber a vacina os adolescentes nascidos de 2 de outubro de 2003 e em todo o ano 2004 e 2005. Com isso, Curitiba irá atender todos que irão completar 16 anos em 2021. Também serão vacinadas gestantes e puérperas com 12 anos ou mais.
O início da vacinação dos adolescentes sem comorbidades será possível com a nova remessa de imunizantes anticovid que deverá ser entregue ao município pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) nos próximos dias. Serão 17.658 doses destinadas a esse público. Também serão usadas doses da reserva técnica do município.
A estimativa da SMS é que sejam vacinados 40 mil adolescentes nessas faixas etárias. O atendimento será feito em 32 pontos de vacinação abertos das 8h às 17h.
A convocação de novas faixas etárias depende da avaliação de estoque ou repasse de nova remessa de imunizantes destinada para a vacinação deste público.
Agilidade
Para agilizar o processo de vacinação, a SMS orienta que os pais e/ou responsáveis façam o cadastro antecipado do adolescente, como seu dependente, na plataforma Saúde Já no site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.
Levar o termo de consentimento preenchido e assinado pelo responsável é outro passo para dar maior agilidade a vacinação. O documento está disponível para impressão no site ImunizaJá.
Outras orientações
No dia da vacinação o adolescente deverá comparecer a um dos pontos acompanhado dos pais e/ou responsáveis pela assinatura do termo de consentimento.
Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF, quem não possui documento com foto deve levar a certidão de nascimento que deve ser apresentada junto com um documento com foto do responsável. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Curitiba, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.
Para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.
Quem pode receber a primeira dose neste sábado (2/10)
- Adolescentes nascidos entre 2 de outubro de 2003 e todo 2004; - Adolescentes nascidos em 2005; - Gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, com declaração médica.
Fonte: PMC
Comments