Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Os abrigos da Prefeitura registraram recorde no número de acolhimentos de pessoas em situação de rua, na noite desta quarta-feira (16/6). Foram 1.030 pessoas atendidas nas unidades mantidas pela Fundação de Ação Social (FAS) para proteger essa população do frio intenso.
Desde o início da pandemia na cidade, em março de 2020, a média diária de acolhimento nas unidades do município tem sido de 800 pessoas, mas com a chegada do frio este número passou para aproximadamente 1.000.
Muitas das pessoas atendidas na noite desta quarta-feira procuraram o serviço espontaneamente. Foram 389 registros nas casas de passagem onde o atendimento é feito sem a necessidade de encaminhamento das equipes técnicas.
Balanço
Durante a noite, a FAS realizou 184 abordagens sociais a pessoas em situação de rua para oferecer acolhimento. Deste total, 113 delas foram feitas a partir de solicitações à Central 156 ou por telefone. Em 36 situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado, mas já não havia ninguém no local.
Dos que foram abordados, 98 aceitaram acolhimento. Mesmo com frio e a equipe oferecendo atendimento, 82 pessoas se recusaram a ir para os abrigos, onde podem dormir em camas, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar. Como estavam com pouco agasalho, seis delas receberam cobertores para se proteger do frio.
Em função do estado de saúde, a FAS precisou encaminhar uma pessoa para atendimento médico e duas foram levadas para uma das unidades de isolamento do município por apresentar sintomas gripais. Depois de conversar com a equipe, uma pessoa retornou para a família.
Durante a noite, sete cães de pessoas em situação de rua também foram acolhidos em unidades que possuem canis.
Ação Inverno
O trabalho de abordagem social e acolhimento faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e foi intensificado das 18h às 22h, para garantir que as pessoas em situação de rua pudessem ser abrigadas antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser mais baixas.
Dezesseis equipes participam do trabalho que nos demais horários segue o cronograma da Central de Encaminhamento Social, que funciona 24 horas.
Essa foi a segunda ação intensificada do ano realizada pelas equipes da FAS. O trabalho foi realizado todas as noites, desde a última sexta-feira (11/6), em função da previsão de frio, com temperaturas iguais ou abaixo de 9 graus.
A população também pode ajudar a proteger a população em situação de rua. Caso veja algum morador de rua desprotegido, ligue para 156 ou acesse o aplicativo Curitiba 156.
Fonte: PMC
Comments