A nova política no Paraná
- Jornal do Juvevê
- 18 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Novos rostos estão surgindo e uma nova geração está fazendo uma política diferente.
Pessoas querem mudar a concepção de política, da velha política, do toma lá dá cá ou do favorzinho.
Jovens que chegaram “dando chute na porta”, mostrando que a política mudou e que agora o que rege é o trabalho e a força de vontade.
A velha política está acabando. O povo está mais esclarecido, cobrando, indo às ruas, “metendo a boca no trombone”.
Nessa série de entrevistas, vamos conhecer a nova geração dos políticos paranaenses.

Goura (PDT)
“Sou Jorge Brand, mais conhecido como Goura Nataraj, nasci em Curitiba no ano de 1979. Tenho formação acadêmica em Filosofia, pela UFPR.
Desde os 16 anos me envolvi no universo da meditação e do Yoga, tive a oportunidade de ir a Índia algumas vezes.
Sigo conciliando os interesses na busca do equilíbrio, do Yoga com o ativismo político e também as inquietações filosóficas.
Existe uma transformação geracional, uma renovação na política Paranaense e brasileira. As eleições que eu participei mostra uma nova pauta ligada a sustentabilidade, com preocupação com a ecologia e cidades mais humanas.
Em contrapartida é muito simplista dizer que a velha política acabou, os interesses de uma elite que explora os recursos naturais e também se beneficia com as desigualdades sociais continua no poder e ocupando espaço de decisão. Mas isso é um movimento natural do novo rompendo o cenário que não quer ser transformado, mas existe a necessidade de ocuparmos esse espaço.
Eu entrei na política de uma forma natural, a política não é somente de quatro em quatro anos e sim tudo que fazemos é política.
Decidi me candidatar a Deputado Federal em 2014, por que já vinhamos de um movimento em 2005, de ativismo em prol da bicicleta, dos pedestres.
O perfil do eleitor é volátil, hoje a desinformação cria uma dificuldade para a democracia se colocar de uma forma mais saudável. A participação popular deveria ser mais ativa.
O perfil do eleitor vai se transformando dependendo de onde ele se encontra, o repertorio de leitura, notícias e informações faz com que tenhamos um país, estado e cidade mais conectado.
Existe uma nova geração de políticos que está entrando na política como um todo. Algumas questões estão consensuais. A ecologia e a emergência ecológica, não estão dissociadas das agendas políticas que vivemos no dia a dia.”
Comments