Novos rostos estão surgindo e uma nova geração está fazendo uma política diferente.
Pessoas querem mudar a concepção de política, da velha política, do toma lá dá cá ou do favorzinho.
Jovens que chegaram “dando chute na porta”, mostrando que a política mudou e que agora o que rege é o trabalho e a força de vontade.
A velha política está acabando. O povo está mais esclarecido, cobrando, indo às ruas, “metendo a boca no trombone”.
Nessa série de entrevistas, vamos conhecer a nova geração dos políticos paranaenses.
Amália Tortato (NOVO)
Amália Tortato, 36 (quase 37) anos, Engenheira Mecânica e Comissária de Voo.
Nascida em Telêmaco Borba, Amália Tortato veio para Curitiba aos 18 anos para cursar Engenharia Mecânica na UFPR.
Após se formar, passou a exercer a profissão de Comissário de Voo, um sonho de infância.
Tentou empreender, mas foi soterrada pelas normas sem sentido da prefeitura! Teve a oportunidade de ir morar fora do país, mas preferiu ficar e fazer parte da construção de um NOVO Brasil!
Liberal convicta, passou a fazer parte de movimentos políticos como RAPS, Livres, LOLA e RENOVABR e a se preparar para entrar na política.
Filiada ao Partido NOVO, foi candidata a Deputada Federal em 2018 e em 2020 foi eleita Vereadora em Curitiba.
Seu compromisso é fazer um mandato com ética, transparência e coragem!
“Prefiro separar em Boa Política e Política Ruim … renovação nem sempre é garantia de execução de uma Boa Política… acredito que a troca de favores, a política baseada em favorecimento pessoal, sem olhar o todo, é o que faz com que a política seja tão mal vista pela sociedade. Com essa nova safra de políticos que surgiram desde 2018, infelizmente velhas práticas continuaram a ser adotadas. Para renovar a política precisamos que velhas práticas sejam abandonadas tanto por novos políticos quanto pelos mais antigos.
Entrei na política por acreditar que é possível fazer política de maneira diferente, sem troca de favores, com honestidade, sem favorecimento pessoal… Cansei de ver as notícias que relatavam tantos casos de corrupção e me dei conta de que enquanto os bons estiverem afastados da política, ela será tomada pelos maus políticos.
Outro motivo que me levou a entrar na política é por acreditar que é possível vivermos numa sociedade mais livre, onde as pessoas possam empreender, gerar emprego e renda, sem serem soterradas por tanta burocracia e impostos.
O eleitor hoje está mais exigente, acompanhando mais o que acontece nas Casas Legislativas e no Poder Executivo… a internet e as redes sociais também contribuíram para essa aproximação! Importante lembrar que todo cidadão/eleitor também deve estar atento às trocas de favores que os políticos prometem… buscar favorecimento pessoal, clientelismo ou outro tipo de troca acaba por perpetuar os maus políticos no poder! Nós, como cidadãos, precisamos fazer a nossa parte e não aceitar esse tipo de troca. Infelizmente a grande burocracia e excesso de leis que nosso país possui acaba por favorecer comportamentos como esse… por isso a importância de desburocratizar, simplificar e dar mais poder para o cidadão e menos para o Estado.
Acredito que a renovação se faz com novos hábitos! Independente da idade do político, ou de quanto tempo ele está no cargo! Novas práticas, novos hábitos são necessários para renovarmos definitivamente o cenário político do nosso país!”
Comments