“A definição de CONSEG se encaixa perfeitamente na orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a SEGURANÇA PÚBLICA é dever do Estado, mas também direito e RESPONSABILIDADE de todos.” Comentou o Coordenador Estadual dos Consegs Coronel Chehade Elias Geha
Foto: Google
No teu bairro tem Conselho de Segurança (CONSEG)? Se não tem, faça um, mobilize sua comunidade, veja quais são as principais reclamações na questão de segurança e saiba que um Conseg ajuda e muito a diminuir os índices de violência.
Mas o que é e o que faz um Conseg. Os Consegs são entidades de apoio às forças policiais e guardas municipais. Representam grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de seus problemas, os quais refletem na segurança e qualidade de vida local. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.
Antes de você pensar em fazer um Conseg em seu bairro, saiba que existe dois pilares
Mobilizar e organizar a comunidade para autoproteção; e,
Interagir de forma técnica e privilegiada com as forças de Segurança Pública local.
O Jornal do Juvevê foi conversar com o Presidente de dois Consegs (Guabirotuba e Jardim Botânico):
Quando foi fundado o CONSEG do seu bairro?
Foi fundado em 2003.
Por que foi fundado?
Foi fundado para de forma organizada organizar junto as policias (secretarias de segurança) a segurança do bairro.
Quais são as maiores demandas?
As maiores demandas são para o patrulhamento preventivo e as vezes corretivos para evitar roubos e assaltos
Foto: Facebook Conseg Guabirotuba
(saidinhas de banco, roubo ao patrimônio de terceiros e assaltos em ponto de
ônibus). Nossa maior dificuldade e convencer as vítimas a fazer o registro da ocorrência (B.O.). Temos sérios problemas com a frequência na Praça Abílio de Abreu (ocorrências de toda natureza).
Como que é a participação da comunidade?
A participação da comunidade é tímida na prática/compromisso e mais forte nas redes sociais!
* com a pandemias estamos com muitas dificuldades para nos reunir e discutir as necessidades da comunidade.
Júnior Alves
Presidente Conseg Guabirotuba
Quando foi fundado o CONSEG do seu bairro?
O CONSEG JD BOTANICO, fundado pela Sra. Fatima Maia no ano de 2011. A atual diretoria foi eleita em 5/12/2020 para o biênio de 2021 e 2022.
Por que foi fundado?
Através de um convite do projeto Paz Sem Voz É Medo,
Vendo a necessidade de uma organização para comunicação de ocorrências policiais e uma união entre vizinhos.
Foto: Facebook Conseg Jardim Botânico
Entre a participação de programas de combate a crimes “Vizinho Solidário”, “Bom Vizinho”, “Vizinho de Olho”;
Quem participa do CONSEG
O nome CONSEG já diz “Conselho Comunitário de Segurança” O membro coadjuvante é o cidadão, temos uma comissão mínima para organização (presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro), membros natos (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal de Curitiba), também outros órgãos como FAS, Corpo de Bombeiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Defesa Civil e Conselho Tutelar.
Quais são as maiores demandas?
Atualmente nossas maiores demandas são o combate ao tráfico de drogas, furtos de metais, hidrômetros da Sanepar e fiação em geral
Como que é a participação da comunidade?
Atualmente a população do Jardim Botânico é de 6.153 habitantes, e um bairro de caraterísticas horizontal (casas e prédios baixos), muitos moradores vivem há décadas aqui por isto sua comunicação são através de telefone ou por portões.
Normalmente as reuniões são feitas nos salões do Colégio Hildebrando de Araújo e no do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Por causa da pandemia as reuniões foram feitas através de plataformas online, também o contato com a comunidade é feito via grupos de whats, e-mail, contato telefônico eventualmente.
Elisangela Batista Tonet
Presidente Conseg Jardim Botânico
Conselho Comunitário de Segurança
O primeiro Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) no Brasil foi fundado no município de Londrina em 11 de janeiro de 1982, sendo assim o marco inicial no Brasil da retomada das ações de polícia comunitária.
Os Conseg’s são instrumentos de gestão fundamentais para tratar das políticas de segurança pública de forma integrada com a comunidade local.
O governo do estado do Paraná criou oficialmente os Conseg’s através do Decreto Estadual n. 1.790, de 5 de setembro de 2003.
Em síntese, o CONSEG, mantem reuniões periódicas, reunindo, sociedade civil
Inspetor Claudio Frederico de Carvalho
ex-comandante da Guarda Municipal de Curitiba
organizada e as forças de segurança pública. Criando assim, de forma harmoniosa um espaço de amplo debate e esclarecimentos, onde juntos, comunidade e poder público, encontram soluções mais favoráveis para o enfrentamento da violência local, bem como, a aplicação de medidas de prevenção mais eficaz e viável. Auxiliando assim de forma direita e objetiva, para com a diminuição do índice de insegurança e consequentemente, para com o aumento da segurança local.
Participar como membro efetivo de um Conseg, considero acima de tudo, antes de um direito, um dever de todo o cidadão, que se preocupa com a segurança, de sua casa, de seu bairro e de sua cidade. Segurança Pública, ao contrário do que se imagina, não se faz somente com ações de repressão, mas principalmente com atitudes preventivas. Por sua vez, o Conseg, é uma das melhores formas de prevenção, pois, aproxima, esclarece e debate segurança pública, de forma clara, direta e objetiva.
Caso queria formar um Conseg em sua Comunidade entre em contato pelos telefones
(41) 3304 4668
(41) 3304 4667
Ou pelo site
Redação
Bình luận