De olho nos empregos do futuro, 300 jovens participam, na próxima segunda-feira (19/7), da aula inaugural da segunda turma do 1º EmpregoTech, programa da Prefeitura que oferta gratuitamente o curso básico de programação de computadores. Por causa da pandemia da covid-19, o encontro será virtual e transmitido pelo canal da Fundação de Ação Social (FAS) no YouTube, às 15h.
Os participantes da nova turma foram selecionados entre aproximadamente 900 pessoas que se inscreveram para o processo seletivo, que aconteceu entre os dias 5 e 11 de julho. São jovens de 16 a 29 anos que moram em Curitiba e que cursam ou concluíram o Ensino Médio.
Todos foram submetidos a um teste de conhecimentos nas áreas de tecnologia, raciocínio lógico e matemática.
Coordenado pela FAS e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o 1º EmpregoTech foi lançado em 2020 e surgiu como resposta à necessidade de profissionais capacitados para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Empregabilidade
O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, explica que o programa busca elevar a empregabilidade dos jovens por meio da qualificação profissional. “Queremos revelar talentos para o mercado de tecnologia e aproximar esses jovens das empresas e startups do segmento promovendo a inserção no mercado de trabalho, principalmente na condição de Aprendiz”, diz.
Até 1º de outubro, os participantes do 1º EmpregoTech terão aulas de desenvolvimento front-end – como o nome diz, que trata da parte da frente de um site -, além de minicursos sobre empreendedorismo e inovação e oficinas do programa Mobiliza, coordenado pela FAS e que busca o desenvolvimento comportamental.
Nos minicursos, os participantes aprenderão sobre mentalidade empreendedora, criação de soluções inovadoras, modelagem de negócios e fundamentos do intraempreendedorismo, dos negócios digitais escaláveis e para a criação de produtos digitais.
A novidade para esta segunda turma do 1º EmpregoTech é que os participantes poderão optar em fazer uma segunda etapa do programa, com conteúdos mais aprofundados, entre eles o desenvolvimento de jogos. Para essa turma, as aulas serão realizadas de 11 de outubro a 26 de novembro.
As capacitações serão promovidas pela Digital Innovation One, parceira do município no desenvolvimento do programa.
Quando foi lançado, em janeiro de 2020, o EmpregoTech contou com 1.662 inscritos, sendo que 688 fizeram as avaliações e 388 deles alcançaram a média e iniciaram o curso. Em função da pandemia, que fez com que as aulas passassem do formato presencial para o on-line, apenas 118 concluíram o programa.
Fonte: PMC
Comments